Arquivo do blog

06/12/2010

Fedora: inicialização: vou, não vou

Há algum tempo procurei por algum utilitário que me listasse uma série de aplicativos (ou comandos) a serem executados logo após o logon no Fedora e me permitisse alterá-los como quisesse. Bem, não encontrei o que procurava, então resolvi criar tal utilitário. Mas, como não estou com muito tempo disponível, deixei isso para depois. Porém, criei uma forma simples de suprir a minha necessidade. Quem achar essa ideia útil, siga-me de perto...

E necessário criar 2 scripts, os quais chamei de InitManager.sh e InitManager-commands.sh. Como exemplo, consideremos que eles estão na pasta ~/InitManager.

O InitManager.sh é simplesmente um script que abre o InitManager-commands.sh com o GEdit, para se poder editá-lo, e, depois, executa-o. O seu conteúdo é:

gedit ~/InitManager/InitManager-commands.sh
~/InitManager/InitManager-commands.sh

O InitManager-commands.sh tem a sequência de comandos a ser executada. Isso fica a critério do usuário. Eis um exemplo:

#Iniciar o Windows 7 virtual
VBoxManage startvm "Windows 7" &

#Skype
skype &

#aMSN
amsn &

#GMail
firefox www.gmail.com &

#FIM

Obs: O "&" no fim de cada linha serve para que o script execute os comandos independentemente uns dos outros.

Uma vez criados esses arquivos (não esquecer de alterar suas propriedades para permitir a execução) basta incluir o InitManager.sh na lista de Sistemas->Preferências->Aplicativos De Sessão. O funcionamento está descrito a seguir.

Sempre que você executar o seu logon no Fedora, a lista de comandos será exibida com o GEdit. Nesse momento você pode desativar ou reativar os comandos desejados simplesmente usando "#" no início das linhas. Por exemplo, suponha que (no exemplo acima) você só precise do Windows 7 virtual só de segunda a sexta. No sábado, quando você fizer o primeiro logon, desative a linha que inicia o Windows inserindo o "#". A partir de então, o Windows não será mais carregado após o logon. Na segunda-feira, basta remover o "#" da linha e o Windows voltará a ser carregado automaticamente. Isso é mais prático do que ter que ficar alterando os Aplicativos de Sessão.

Seguiu? [8-)

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários.

Nenhum comentário: